COMO VOCÊ IMAGINARIA OS IMÓVEIS DEVOLUTOS DA SUA CIDADE?
“A casa é algo verdadeiramente sagrado, é o segundo corpo do homem, um refúgio divino.”
Manoel de Oliveira

Uma reflexão sobre o cenário de mais de 720 mil imóveis devolutos espalhados por todo o país, que lança uma crítica visual à inércia política e social. O projeto convida o público a explorar, movido pela curiosidade, o deslumbramento e a necessidade urgente de ações governamentais. A proposta não é apenas um convite ao olhar, mas um chamado à reflexão e à transformação.
A arte é utilizada como um catalisador para o diálogo e a mudança, desafiando os participantes a enxergarem além do abandono, inspirando o exercício da cidadania e promovendo a coesão social.
A instalação oferece duas experiências artísticas principais:
1. “Estendal imaginário” – instalação com realidade aumentada: Um conjunto de bandeiras, dispostas num estendal, exibe imagens de imóveis devolutos. Essas bandeiras, ao serem vistas através de uma aplicação gratuita de realidade aumentada, revelam vídeos ocultos que ampliam a narrativa dos espaços abandonados. Essa experiência convida os visitantes a refletirem sobre o aproveitamento do património imobiliário e a possibilidade de revitalização desses locais, criando um diálogo entre o real e o virtual.
“A imaginação é o lugar onde as coisas que não existem, existem. Esse é o mistério da alma humana: somos ajudados pelo que não existe. Quando temos esperança o futuro se apossa dos nossos corpos.E dançamos.” – Rubem Alves
2. “Sinergias esquecidas de um espaço vazio” – obra sonora interativa: Os imóveis devolutos carregam memórias esquecidas e histórias não vividas. A instalação sonora explora essas ausências e a energia adormecida que ainda permeia esses espaços. Ao interagir com a peça, os visitantes são envolvidos por sons que evocam as vidas que poderiam ter existido ali, criando uma presença invisível e sensível dessas histórias perdidas. Essa reflexão se estende também para os desabrigados e marginalizados, sem um lugar seguro para acolher suas próprias histórias.

3. Oficina: além dessas experiências, o projeto oferece oficinas e diálogos que são adaptados ao perfil do público e ao contexto local.

Módulo opcional: Oficina-instalação-diálogo
Este módulo opcional oferece uma abordagem mais participativa, convidando a comunidade ou os participantes a cocriar de forma ativa na transformação dos espaços invisibilizados, promovendo a observação, a imaginação e o pensamento crítico. As atividades, realizadas em pequenos grupos, integram fotografia, vídeo, poesia, som e arquitetura em experiências colaborativas, proporcionando momentos de fruição coletiva. O módulo busca aprofundar o envolvimento com o território e as histórias locais, promovendo um sentido de pertença e conexão.
Observação: A inclusão deste módulo dependerá de negociação prévia com o contratante, sendo adaptável conforme o contexto local e o perfil do público.
- Criação, Planeamento, Fotografia, produção executiva e produção gráfica: She Rocha
- Produção Audiovisual e Programação da Realidade Aumentada:: She Rocha e Evandro Mucha
- Instalação Sonora: Evandro Mucha















